Clássicos do espaço sideral em seu bolso

A editora L&PM está expandindo seu catálogo de horror e ficção científica de bolso. Estão em pré-lançamento O Habitante da Escuridão e Outros Contos, de H. P. Lovecraft, e A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, em versão impressa e digital.

© L&PM Editores

A coletânea de horror de Lovecraft traz as histórias “Um sussurro nas trevas”, “A coisa na soleira da porta”, “A sombra projetada do tempo” e “O habitante da escuridão”. Três delas possuem elementos de ficção científica, com monstros cruzando o espaço e o tempo para habitarem a Terra, longe da vista de humanos.

O livro de Wells traz um conflito aberto entre marcianos e terráqueos, com os invasores destruindo boa parte da Terra sem muito esforço. A obra foi publicada inicialmente em 1897 e adaptada com sucesso para rádio e cinema.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Por que parei de divulgar lançamentos de livros no Brasil? Acho que o formato que usava, fuçar em absolutamente toda editora possível, era tão cansativo que acabei desistindo. Mas divulgar apenas uma ou outra obra, desse jeito aí, fica muito tranquilo e mais útil. Provavelmente irei retomar.

Acho que nunca tinha colocado Wells e Lovecraft lado a lado antes, mas os dois têm muito em comum. Além de ambos escreverem ficção científica, Wells também usa elementos de horror em seus livros, retratando o desespero da humanidade perante ameaças do espaço ou do futuro; Lovecraft faz o mesmo, mas de modo muito mais intimista, caracterizando o horror propriamente dito.

Ainda estou para encontrar melhor presente casual que um livro de bolso (principalmente dessa editora, que costuma contemplar alguns escritores mais alinhados ao meu interesse, e não apenas clássicos literários). Não são tão caros quanto os regulares, geralmente são de obras antigas o que dá uma ideia de onde você está se metendo, e se o recebedor não gostar, são fáceis de esconder em alguma gaveta e esquecê-los lá.

Presentear Lovecraft então, é uma oportunidade perfeita para revelar seus interesses aos colegas de trabalho sem precisar ficar explicando e dando exemplos, ou mesmo converter novatos incautos. Do catálogo da L&PM, eu recomendaria O Medo à Espreita e Outras Histórias, pela seleção variada de contos (e diria para começar por O Forasteiro, melhor ponto de partida para ler este autor, em minha opinião) ou esse que estão lançando acima, pela capa icônica, apesar de conteúdo mais exótico.

Pela breve pesquisa que fiz, parece que não incluíram O Chamado de Cthulhu em nenhum de seus livros ainda. Mas que horror. EDIT: Ah, lançaram sim… mas o nome do autor está errado e não aparece na página dele!

Fonte: Newsletter L&PM Editores

Advertisements
Tagged ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s