Fraudes da mídia viram programa de comédia na TV a cabo

O diretor Barry Levinson (Rain Man, Bom Dia Vietnã) vai recriar sua sátira política Mera Coincidência como uma série para o canal HBO. O filme original trazia Robert De Niro e Dustin Hoffman forjando uma guerra entre os EUA e a Albânia para distrair o público quanto a um escândalo presidencial. Cometem a fraude utilizando técnicas cinematográficas e telejornalismo.


© New Line Cinema

O programa terá episódios de meia hora, e segundo o canal, deve abordar “o mundo dos negócios, entretenimento e organizações não-lucrativas”, indo além da política. Levinson será novamente o diretor, e acumula um crédito como produtor, ao lado do próprio De Niro.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Apesar de estar imerso no mundo do jornalismo, esse filme, curiosamente, não costuma entrar na lista de recomendações dos cursos de graduação em comunicação social. Não consigo imaginar a razão.

A princípio achei que a motivação da série era a constante perseguição jornalística ao novo presidente que elegeram ano passado, mas a HBO parece que vai expandir um pouco. Ou sequer tocar no tópico, a sinopse é meio ambígua. Mas não deixa de ser um tema perigoso, expor a manipulação midiática cotidiana. Normalmente já o seria, com a paranoia quanto a “fake news” atual, mais ainda.

Já posso ver a CNN, ABC, FOX e demais canais de TV americanos se escandalizando.

Fonte: Deadline

Advertisements
Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s