Mais literatura japonesa popular no ocidente

A editora japonesa Kadokawa vai começar a investir na tradução de “light novels” exclusivas para o público internacional, por meio do site BookWalker Global. O primeiro livro traz o título O Padeiro de Combate e sua Garçonete Autômata, em tradução livre, sobre um soldado aposentado que se dedica à panificação, mas não consegue vender seu produto até contratar uma funcionária. Durante seis meses a publicação estará disponível somente na livraria digital.

34211016896_fcf6bc9743_z
© Kadokawa

O gênero “light novel”, popular no Japão, é voltado ao público infanto-juvenil, ou “young adult” (jovem adulto), como é conhecido atualmente. São livros de baixo custo e geralmente acompanhados por ilustrações feitas no estilo mangá. Os mais populares muitas vezes são adaptados como histórias em quadrinhos e animações.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Tenho a impressão que o governo japonês não precisa se preocupar com o interesse de sua juventude por literatura. O país costuma mesclar esse meio com outros, além de terem um mercado editorial gigante, proporcionalmente à população. Já enfiaram livros em jogos eletrônicos, em telas de celular, enfim, parece que apreciam o ato de ler em tudo quanto é formato.

Dessas light novels, acredito ter lido apenas dois exemplares: Guardian of the Spirit e Guardian of Darkness, primeiros livros da franquia Moribito, de Nahoko Uehashi. O primeiro foi adaptado em um anime, e acho que uma série de TV foi criada aproveitando tudo. A animação é impressionante, e provavelmente responsável por eu gostar tanto de protagonistas que usam lanças. Infelizmente apenas estes dois foram traduzidos nos EUA, então nunca pude concluir a saga.

Acabo de verificar, e sequer esses estão disponíveis no BookWalker. Não seria nada mal se traduzissem alguns clássicos, ao invés de apenas novidades.

Fonte: Anime News Network

Site oficial: https://global.bookwalker.jp/

Advertisements
Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s