Jogadores de Starfinder serão oficialmente organizados

A editora de jogos Paizo anunciou que irá lançar o programa Starfinder Society Organized Play em agosto, durante a convenção Gen Con. A iniciativa ajuda jogadores do novo RPG de mesa Starfinder a encontrar grupos casuais em lojas de hobbies e outros espaços públicos. Graças a um manual específico de regras, ainda mais restritas que no próprio jogo regular, qualquer pessoa pertencente ao programa pode sentar em uma mesa e começar a jogar imediatamente.

Explorando o espaço, uma vez por mês
© Paizo

Starfinder é uma variação do popular RPG de mesa Pathfinder, levando os elementos clássicos de fantasia para o futuro e o espaço. Goblins dividem espaço com alienígenas e magos disparam bolas de fogo a partir de naves espaciais. O Organized Play terá início com três cenários (aventuras que duram cerca de quatro horas), um pacote de missões (ainda mais curtas) e um especial para os personagens prontos, chamados pela empresa de icônicos, representantes de cada classe. A partir daí vão publicar um cenário novo por mês.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Nunca me aprofundei no Pathfinder Society Organized Play (apesar de ter comprado e mestrado vários cenários de modo não-oficial) devido às restrições enormes que aplicam, cortando até material dos próprios livros básicos. Como usuário e fã de material compatível, me sentia sufocado com as opções diminuídas – apenas 40 classes oficiais, sendo que tenho mais de 100 não oficiais.

No momento continuo direcionando meus esforços em RPG para o Interface Zero 2.0, produto compatível com Pathfinder mas ambientado em um futuro cyberpunk, sem magia. Os criadores do material já afirmaram que vão lançar adaptações para deixá-lo compatível com Starfinder também, mas imagino que as diferenças vão se resumir a naves espaciais e alguns armas alienígenas, estas últimas bem raras em conteúdo cyberpunk.

Infelizmente estão bem atrasados na produção, e não duvido que irão acabar lançando seu manual básico após Starfinder, o que talvez ofusque um bocado a iniciativa. Muitas empresas estão planejando material compatível para o jogo novo (se não se mudaram completamente para D&D), e vão acabar sendo mais uma opção entre dezenas. Até o momento apenas um produto compatível está disponível até agora, Starjammer, e mantém uma boa posição no ranking de vendas.

Vou comprar o Starfinder, claro, mas só me verei obrigado a jogá-lo se o IZ 2.0 atrasar além de agosto. Espero que não – nada contra a Paizo, obviamente, mas prefiro Blade Runner a Star Wars.

Fonte: Paizo

Advertisements
Tagged ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s