Veterano MMO prepara versão gratuita

O Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG) EVE Online vai ganhar uma versão gratuita em novembro deste ano, anuncia o site do jogo. Com mais de 10 anos de funcionamento utilizando um sistema de mensalidade, EVE é conhecido por sua exploração com naves espaciais, obtenção e gerenciamento de recursos, e, principalmente, sistema econômico vulnerável a ações dos jogadores.


© CCP Games

A versão gratuita do jogo, que se passa em um único servidor, vai dividir os usuários em clones alfas e ômegas. Os alfas têm restrições quanto a habilidades e treinamentos, enquanto os ômegas, através de “expansores neurais e tecnologia de aceleração cerebral”, podem utilizar qualquer capacidade normalmente disponível a um assinante.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Como um dos primeiros jogos do gênero, EVE Online já foi alvo de vários artigos e estudos de pesquisadores e entusiastas da área. O seu aspecto econômico, principalmente, já foi discutido por muita gente. Há um famoso caso, na década passada, de um jogador cometendo uma gigantesca fraude dentro do jogo, quanto a plantas de naves ou algo assim. Na época me interessei em jogar, mas a existência da mensalidade me afastou completamente.

Algo peculiar que estão fazendo nessa transição é diferenciar os jogadores pagantes e não-pagantes dentro da própria história do MMO. Em Lord of the Rings Online, por exemplo, é impossível diferenciar alguém que gasta algumas dezenas de dólares todo mês de alguém que não paga valor fixo, mas compra conteúdo ou itens de vez em quando – não há “marcadores” que destaquem um do outro, são todos personagens em pé de igualdade no mesmo cenário.

Mas em EVE Online você poderá literalmente ser um clone de segunda classe, com capacidade de desenvolvimento reduzida. E, se mantiverem o sistema como propõe, será impossível melhorar apenas por esforço dentro do jogo. Somente dinheiro de verdade pode tirar seu clone da casta inferior.

Dá para imaginar o potencial de uma situação dessas? É praticamente simular uma segregação “racial” dentro de um jogo de exploração espacial. Quantos estudos poderiam ser feitos acompanhando o comportamento dos usuários! Espero que aproveitem para criar alguma diferenciação física óbvia entre alfas e ômegas também.

Fiquei com vontade de experimentar a vida de um alfa, mas quero ver primeiro se vai ser tão polêmico e interessante quanto estou antecipando.

Fonte: Games Industry.biz

Site oficial: https://www.eveonline.com/

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s