Manobras de combate ficam mais complexas em RPG

A Dreamscarred Press concluiu este mês o livro Path of War: Expanded, que traz novas regras e poderes para personagens que utilizam manobras de combate. A publicação é compatível com o sistema de RPG de mesa Pathfinder, publicado pela Paizo e distribuído no Brasil pela Editora Devir. PoW:E custa US$ 14,99 em versão digital.

Os novos icônicos ficaram ótimos, especialmente a mystic e o zealot
© Dreamscarred Press

São 180 páginas de material inédito, incluindo três classes: Harbinger, Zealot e Mystic; nove disciplinas marciais, todas com várias manobras de combate do nível 1 ao 9; arquétipos para classes básicas e psiônicas também utilizarem os novos poderes; dezenas de feats, que diversificam ainda mais um personagem; e 14 tradições marciais, grupos organizados que permitem a um personagem substituir disciplinas em troca de cumprir certas obrigações.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Path of War é o tipo de livro de regras que todo grupo de Pathfinder deveria ter. Mesmo que nenhum jogador se interesse pela complexidade desses personagens, ou que o mestre tenha medo de permitir combatentes tão facilmente eficazes na mesa, há um aspecto magnífico desses livros a ser explorado: colocar manobras de combate nas mãos dos NPCs que os jogadores vão enfrentar.

Já fiz meu grupo (e por grupo quero dizer meus filhos) enfrentar um bocado de monstros esquisitos e alguns personagens bem elaborados, mas nunca vi eles tão espantados quanto na ocasião em que um chefe final usou um contra-ataque para desviar do ataque mais poderoso da minha filha e um golpe com dano quase dobrado + status negativo contra o meu filho.

O sistema de manobras é sensacional para dar diversidade a um combate, especialmente quando os vilões tem poucas opções ou quando seu grupo já está ficando acostumado com o ritmo das batalhas. E se você está preocupado em deixar os NPCs poderosos demais, é fácil balancear o ganho de manobras através do uso de feats – o produto foi bem testado antes da publicação.

Recomendo a aquisição desse livro e do anterior!

Fonte: Paizo Store

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s