Poderes psiônicos se materializam em D&D

A Wizards of the Coast lançou uma nova versão de teste da classe Mystic, para o RPG Dungeons and Dragons 5ª edição. O conteúdo está disponível através da série de artigos Unearthed Arcana, que publica material alternativo para o público utilizar e dar sua opinião.

Um ícone psiônico: O Mind Flayer!
© WotC

O personagem está mais semelhante ao antigo Psion, com um foco psíquico que conecta o personagem a uma Disciplina para ganhar bônus específicos, e Talentos, equivalentes em poder às magias de nível 0 de um mago. De acordo com o artigo, vão publicar um questionário solicitando opiniões sobre o personagem daqui a um mês.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Não sou muito fã desse nome, Mystic – parece uma variação do mago, com poderes místicos, supernaturais, ao invés de psíquicos, mentais. Provavelmente é o objetivo deles, tentar popularizar a classe dando uma impressão mais próxima ao cenário de fantasia padrão. Pessoal tem dificuldades em imaginar alguém usando telecinésia contra um dragão, não sei bem por qual motivo.

Mas é uma melhoria em relação ao Psionicist, da época do Advanced Dungeons & Dragons – que nomezinho bizarro! Foi utilizado na introdução oficial do personagem ao RPG, só mudando na época da terceira edição, para Psion. Essa versão, a qual pulei completamente, parece ter dado uma melhorada na cara da classe, mas mantido um pouco da bagunça do sistema de pontos (revisado e melhorado pela Dreamscarred Press, em versão não oficial para Pathfinder), quase eliminado na quarta edição, e agora sendo aproximado com uma cautela enorme na edição mais recente.

Continua sendo minha categoria de personagem predileta: o poder mental contra o caos da magia. Com a enorme variedade para Pathfinder então, dá para fazer campanhas inteiras só com personagens psiônicos, o que seria excelente.

Fonte: WotC

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s