Pilote seu carro de combate pelo fim do mundo

A Steve Jackson Games publicou na internet o manual Car Wars Classic Rules, jogo de tabuleiro publicado originalmente em 1981, sobre combate armado entre veículos. São 64 páginas de regras sobre movimento, combate, personagens, design de veículos, armas e acessórios. O jogo se passa em um futuro de decadência econômica, onde esportes violentos viram um dos passatempos prediletos do público, sendo o “duelo de automóveis” o mais popular. Clique aqui para baixar sua cópia.

Mesmo no futuro pós-apocalíptico, o estilo impera
© SJG

De acordo com a divulgação da empresa, 1,5 milhão de variações do jogo e suplementos já foram vendidos. Cada partida dura no mínimo 30 minutos, e podem ser disputadas com 2 a 8 jogadores. Os acessórios físicos, não inclusos, incluem dados de seis faces, miniaturas de carros e mapas.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Eu sei que isso não é um RPG, mas não vou começar uma categoria “tabletop” por causa de um único post. É parecido o suficiente.

Li rápido demais o começo do manual e acabei perdendo o minúsculo trecho onde explicam o funcionamento de uma partida – da página 7 ao final são apenas regras e mais regras sobre tudo que você pode fazer com o seu veículo. Mas o jogo em si é completamente aberto, os jogadores determinam o que vão disputar, de que modo, se vai valer pontos, etc.

Como esperado de um jogo criado parcialmente pelo próprio Steve Jackson, o treco é absurdamente complicado. 30 minutos em uma partida, e quantas horas para aprender as regras?

Claro que fiquei interessado em jogar, mas somente com esse .pdf é impossível. Não incluíram sequer modelos dos mapas, ou das provavelmente necessárias fichas dos carros. Mas uma fuçada no Google deve render um bocado de material criado por fãs, talvez não inteiramente compatível com essa versão mais arcaica de Car Wars.

Creio que assistir a uma partida desse tipo de jogo de tabuleiro complexo é o melhor caminho para compreender as regras na prática, após uma fuçada no manual. E aposto que muita gente colocou suas sessões no Youtube, basta encontrar os vídeos certos: boas câmeras e áudio melhor ainda.

Fonte: Daily Illuminator

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s