Catalogue seu Pathfinder com novo serviço

A Paizo anunciou uma parceria com a empresa Lone Wolf Development para oferecer conteúdo de seu RPG Pathfinder em uma nova plataforma digital a partir de 2016. Realm Works, o produto em desenvolvimento, vai conter aventuras, livros sobre o cenário de campanha Golarion, e os manuais de regras específicos que a empresa não disponibiliza gratuitamente em seu banco de dados aberto. Valores e o modelo comercial ainda não foram divulgados.


© Lone Wolf Development

Como demonstra o vídeo acima, Realm Works é um programa para gerenciar campanhas de RPG de mesa. Com a parceria, o conteúdo da Paizo estará disponível para os usuários não apenas para utilização, mas também para modificar e compartilhar parcialmente para os jogadores, no caso de Game Masters (GMs).

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

O que não ficou óbvio é que não se trata de uma ferramenta para jogar online – parece magnífico para controlar uma campanha, mas ainda assim o treco é basicamente para jogos presenciais. Acho que a parte de mostrar material para os jogadores seria por e-mail ou através de comunicação entre usuários. Como deixei claro com os adjetivos usados, achei a ideia supimpa, mas o preço em dólar provavelmente vai me deixar de fora.

Atualmente jogo RPG em casa utilizando um laptop conectado a um televisor. Deito o aparelho em uma mesa e o utilizo para mostrar os mapas da aventura atual. Infelizmente a maioria das aventuras não disponibiliza nem metade dos mapas que seriam necessários, mas tenho encontrado algumas coisas muito boas em sites de cartógrafos amadores, Deviantart e até no Google imagens.

No caso de dungeons, picoto-as em quartos e coloco na tela somente o ambiente em que os personagens se encontram – quando precisam correr de um lugar para outro, ou dão a volta após um beco sem saída, o treco é meio constrangedor; preciso congelar a tela e ficar fuçando na pasta de imagens o que mostrar, sendo basicamente impossível prever quando seria útil ter várias salas conectadas. Adoraria um programa que me permitisse ocultar/mostrar pedaços de uma imagem com agilidade, que editar o treco no GIMP no meio de uma sessão acabaria com o ritmo.

Mas esse papo de compartilhar material me deixou interessado… talvez enviar mapas ou artes já utilizadas em uma sessão ajudaria a manter os jogadores (no caso, meus filhos) mais focados na trama? Preciso testar isso!

Fonte: Paizo Blog

Site oficial do Realm Works

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s