Bússola Dourada vai para a televisão inglesa

A Trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, vai ser adaptada como série de televisão para o canal BBC. A história começa em A Bússola de Ouro, onde todas pessoas são conectadas a um animal falante e a protagonista, Lyra, está investigando o desaparecimento de crianças e o envolvimento de seu pai na questão. Eventualmente a trama evolui para viagens dimensionais e uma guerra entre seres celestiais.


© Objetiva

O primeiro e os demais livros, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar, foram publicados no Brasil pela editora Objetiva.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Já li os três, há alguns anos. Gostei da faca capaz de cortar qualquer coisa (adoro artefatos que desafiam a realidade), da relação entre o casal protagonista, e do crescimento em importância da trama principal (acho que o ritmo ficou bem natural) ao longo dos livros.

Mas assim como Nárnia é uma metáfora/propaganda do cristianismo, A Bússola Dourada e continuações tem papel semelhante para o ateísmo. Se você consegue aproveitar uma história enquanto ignora ou descarta a propaganda subliminar do escritor, provavelmente vai se divertir.

Infelizmente boa parte da fantasia e ficção científica popular entre a crítica atual tende cada vez mais à pregação de causas (sejam de gênero, de cultura, de política, de ideias) do que ao objetivo básico da arte: divertir. Pode colocar a sua mensagem pró-aceitação de qualquer coisa, mas que a trama e os personagens fiquem em primeiro lugar, e a propaganda em segundo, ou terceiro, ou, de preferência, em último lugar.

Mas tenho certeza que a BBC vai tratar o tema com muito cuidado e bom gosto. Principalmente no terceiro livro, quando matam spoilers Deus spoilers.

Fonte: Deadline

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s