Campanha publicitária de Deus Ex cancelada

O experimento da Square Enix com pré-vendas de Deus Ex: Mankind Divided chegou a um fim prematuro, após reação negativa dos usuários. De acordo com press release da empresa, ouviram o que seus clientes tinham a dizer e perceberam que as novidades causaram ainda mais frustração do que métodos anteriores de pré-venda. Com o cancelamento, todos os incentivos que deveriam ser liberados de acordo com o número de encomendas estarão disponíveis para qualquer pessoa que comprar o título antecipadamente.

Deus Ex: Customers United
© Square Enix

Deus Ex é uma franquia de ficção científica sobre o uso de tecnologia para modificar seres humanos, o efeito dessa prática na sociedade, e conspirações de empresas e governos para modificar os rumos do mundo. Lançamento em 23 de fevereiro, para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Imaginei que teriam problemas dada a recepção negativa desde o primeiro momento – mas não acreditava que chegariam a cancelar tudo. Provavelmente desistiram de perseguir a iniciativa devido ao longo prazo que ainda teriam que suportar de má publicidade – se tivessem lançado tudo em janeiro, talvez levassem a termo.

Isso deve enterrar qualquer outra ideia grandiosa de campanhas de pré-vendas na Square e demais empresas. A prática, obsoleta devido ao crescimento do comércio digital e mantida em funcionamento artificialmente com benefícios dentro de jogos, serve apenas para adiantar um pouco de caixa, sem grandes vantagens para o jogador. Apesar de isso geralmente não ser óbvio para o usuário, as comunidades tendem a se posicionar contra qualquer atividade que aparente trazer vantagens para a empresa e não para o consumidor (lançar um jogo com conteúdo extra fechado e liberá-lo somente como downloadable content, por exemplo, é o pecado capital da atualidade).

Não tenho lealdade exclusiva para qualquer destes grupos, reconhecendo a casmurrice justificada dos jogadores ao se sentirem “passados para trás”, mas também sem a motivação de jogar uma empresa na fogueira por querer lucrar – contanto que entreguem o que prometeram e cobrem a mais somente pelos excessos.

Fonte: GamesIndustry.biz

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s