Livro gratuito sobre nanorobôs

A editora Phoenix Pick está distribuindo gratuitamente o livro Small Miracles, de Edward Lerner, em versão digital. De acordo com a sinopse, o protagonista está demonstrando uma roupa feita de nanorobôs quando é vítima de uma explosão. As pequenas máquinas começam a consertar seu corpo, mas “como elas continuarão sua missão de melhorar e reparar? Como alguém conserta a imperfeição que é o ser humano?”, conclui a divulgação.

Acho que essa capa está querendo dizer alguma coisa...
© Phoenix Pick

Para baixar uma cópia basta ir até a página http://www.phoenixpick.com/botm/Lerner.htm, clicar na imagem “Add to Cart” abaixo da capa, reduzir o preço para 0 dólar, preencher um pequeno cadastro (nome e e-mail) e escolher um dos formato digitais disponíveis. A oferta é válida até o final do mês.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Acho que a distribuição gratuita de livros por editoras americanas praticamente acabou. Enquanto brigavam contra e tentavam entender a internet, dez anos atrás, vimos todo tipo de experimento comercial, incluindo essa ideia de entregar livros de graça e esperar que o leitor pague pela obra de alguma maneira. Foi um bom período para se coletar literatura gratuitamente – eu tenho vários e vários livros que ainda não li no meu computador, em serviços de hospedagem online, em pendrives, tudo adquirido por meio da bondade de grandes editoras.

Mas atualmente vejo a Phoenix Pick (um selo da Arc Manor, na verdade) com a sua oferta mensal, a biblioteca digital Baen Free Library composta basicamente pelo primeiro volume de várias séries clássicas, e é basicamente isso. Todas as demais, de grande a pequeno porte, e mesmo independentes, vendem seus livros ao invés de entregá-los na mão dos leitores. O preço muitas vezes é apenas simbólico, temporariamente reduzido ou aniquilado várias vezes ao longo de sua vida útil, mas está sempre lá.

Teria a facilidade de se fazer compras digitais (Paypal, Amazon Payments, cartões de crédito internacionais até de supermercados) acabado com a grande ideia de dar o produto gratuitamente e convencer o consumidor a pagar depois, movido por gratidão ou comovido pela qualidade? E isso é bom ou péssimo?

Com o dólar chegando perto dos R$ 4, é péssimo.

Fonte: Newsletter da Phoenix Pick

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s