Pathfinder ganha nova classe e alienígenas

Vários novos produtos para o RPG de mesa Pathfinder foram anunciados neste final de semana durante a convenção PaizoCon, nos EUA. Um dos principais deve ser Ultimate Intrigue, com novas regras para personagens que se baseiam em suas habilidades, o inédito sistema de influência, e façanhas e magias para cenários em que a interação entre personagens é o elemento predominante. Além disso, o livro também vai incluir a classe nova Vigilante.


© Paizo

Outro manual aguardado pelos jogadores é o Bestiary 5, com centenas de novos monstros, incluindo criaturas com a temática de magia psíquica (explorada detalhadamente no livro Occult Adventures, em breve) e até alienígenas.


© Paizo

O Bestiary 5 será lançado somente em novembro e o Ultimate Intrigue não tem uma data oficial ainda, mas será o produto “capa dura” seguinte a esse.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Mas que, nem lançaram as seis novas classes e já estão prometendo uma sétima?!

Eu sou fã de sistemas com uma esbórnia de classes, mas Pathfinder provavelmente está atingindo algum tipo de limite. Além das classes novas em si, todo manual traz também “archetypes”, que são personagens que trocam seus poderes tradicionais por outros, copiados de outras classes, ou criados somente para a ocasião. Se somar todas essas variantes, devem estar beirando a centena de personagens – nos meus jogos mesmo só ofereço a opção de classe normal, simplesmente pela dificuldade de apresentar tudo que existe de disponível e distinguir uma da outra.

Sem falar que ainda existe a possibilidade de um Advanced Class Guide 2, talvez com mais 10 classes híbridas no futuro – teria certeza da existência desse produto se o original tivesse feito mais sucesso. Putz, agora podem fazer híbridos com as classes ocultas também, abrindo dezenas de novas possibilidades.

Acho que quando lançarem uma classe chamada Multiclass, é sinal que o treco voou pela janela.

E ainda assim adoro minhas classes 3rd party. Tenho quase 20 delas, e pretendo comprar mais algumas no mês que vem. São bem mais loucas que qualquer coisa que a Paizo lança. Por outro lado, têm bem mais liberdade para pirar, com seu público menor e cabeça aberta. É impossível aproveitar tudo integralmente, mas tento pegar pedaços delas e colocar em alguns oponentes, bem como mudar a classe do chefe final para alguma coisa 3rd party. Em nossa próxima aventura, por exemplo, estou migrando a vilã final de Magus (Paizo) para Psychic Warrior (Dreamscarred Press) – temas parecidos, mas fontes de poder bem diversas.

Fonte: Paizo Blog

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s