Esperança para os fãs de rogues em Pathfinder

A editora americana Paizo começou a divulgar amostras de seu novo manual Pathfinder Unchained, com regras alternativas para seu popular RPG de mesa. O livro traz várias atualizações para classes de personagem consideradas inferiores a opções mais recentes, principalmente no quesito combate, mas também quanto a utilidade em geral. Em artigo no site oficial, um dos designers da empresa detalhou as novas versões de 4 classes: Barbarian, Monk, Rogue e Summoner.


© Paizo

O Barbarian, cujos poderes de fúria exigiam que o jogador recalculasse atributos e pontos de vida constantemente, vai simplesmente ganhar pontos de vida temporários, evitando que o personagem morra quando o poder acaba – e vários poderes de fúria serão revistos, sendo que ganhar uma velocidade de escalada é o exemplo dado.

Monks terão um bônus de ataque melhorado e novos poderes de ki que permitirão customizar mais os personagens.

O Rogue, considerado por muitos a pior classe de Pathfinder, vai ganhar um poder para debilitar oponentes, opções exclusivas para usar algumas habilidades, talentos melhorados, Weapon Finesse (usar destreza ao invés de força para atacar) como feat gratuito e adicionará o modificador de destreza ao seu dano.

Por último, o Summoner, única das classes revisadas que não consta no livro de regras básicas, terá sua criatura invocada, o Eidolon, alterada para se assemelhar a seres típicos de outras dimensões, ou seja, ganhará temas, ao invés de ser “uma bolha amorfa com 10 tentáculos e duas bundas”, nas palavras do autor do texto.

Modificações em vários outros sistemas também estarão disponíveis no livro, à venda a partir de 29 de abril, em formato digital, por US$ 9,99.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Será que o Rogue finalmente sairá da latrina de classes do Pathfinder? Tematicamente é um dos favoritos da velha guarda, mas é impossível encontrar um defensor da classe que não seja massacrado nos fóruns da Paizo. O povo tem até tabelas para argumentar a sua incapacidade de fazer qualquer coisa que preste, em qualquer área. Pelas descrições, é o que mais vai ganhar opções e poderes… será que isso vai afetar o Ninja também, classe alternativa do Rogue?

Quero ver essas novas versões, mas estou ainda mais curioso pelas alterações no combate e os tais itens mágicos que evoluem junto com o personagem, sem falar no uso de componentes materiais exóticos para modificar magias – as possibilidades!

Acho que finalmente vamos retomar nossas partidas de Pathfinder amanhã – passei algumas semanas traduzindo material das novas classes que meus filhos insistiram em trocar. Tenho que tomar cuidado quando comprar material novo, meu entusiasmo em descrever os personagens acaba levando-os a abandonarem os anteriores, também trabalhosamente traduzidos. Pior que estou doido para comprar uns manuais novos… e no meio do ano a própria Paizo lança seu livro com seis (6!) classes novinhas em folha. Socorro.

Fonte: Paizo Blog

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s