Velhos jogos podem ganhar vida nova

A Square Enix divulgou que vai liberar o uso de três de suas franquias para o desenvolvimento de novos jogos por outras empresas: Anachronox, Fear Effect e Gex. De acordo com o texto, reaproveitar propriedade intelectual da Eidos (desenvolvedora que atualmente é parte da Square Enix) sempre foi um dos objetivos do Collective, serviço de distribuição de jogos criado há um ano, mas que esperaram até agora para não “ofuscar os jogos originais submetidos à plataforma”.


© Square Enix

De acordo com a Wikipedia, Anachronox é um RPG de ficção científica sobre um detetive particular investigando uma ameaça ao universo, Fear Effect é um jogo de ação sobre mercenários que acabam enfrentando criaturas sobrenaturais, e Gex é um jogo de plataforma protagonizado por um lagarto fã de televisão. Os dois primeiros foram lançados nos anos 00, enquanto o último é um produto dos anos 90.

5% do dinheiro arrecado através de crowdfunding fica com a Square, que também vai cobrar uma taxa de 10% sobre as vendas, bem como 10% de licença pelo uso da marca. Sobram para as empresas que eventualmente participarem 80% do lucro líquido das vendas dos jogos – que também podem vir a ganhar continuações.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

95% das verbas para desenvolvimento, 80% dos lucros – não parece mal, mas também não faço ideia de como é o contrato padrão de serviços de crowdfunding, de distribuição de jogos, ou de licenciamento de propriedade intelectual. Não deve ser muito pior ou melhor que a média da indústria, imagino. E aproveitar a nostalgia dos gamers com mais de 30 anos é uma tendência comum em anos recentes – eu mesmo estou jogando um RPG baseado em Shadowrun!

Anachronox, pela descrição na Wikipédia, parece ser o mais interessante dos três como um jogo, apesar da descrição e cenário terrivelmente genéricos. Talvez o senso de humor valha a pena? Vou ver se está à venda em algum lugar, ou então me contentarei apenas em procurar o filme criado através de seu engine modificado. Parece… peculiar.

Fonte: Videogamer.com

Tagged , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s