Conan contra a escravidão

Está à venda Conan The Avenger #9, única publicação do bárbaro cimério colocada à disposição pela Dark Horse Comics no final do ano passado/semana passada – nenhuma outra minissérie ou edição especial acompanha a revista mensal desta vez. Na trama, Conan lidera uma missão de resgate em uma cidade aparentemente sendo atacada por forças sobrenaturais.


© Dark Horse

As aventuras cronológicas do bárbaro estão sendo roteirizadas por Fred Van Lente, com arte de Brian Ching e cores de Michael Atiyeh, 32 páginas de cada vez, por 3 dólares e 50 cents. Preview de seis páginas clicando na capa acima.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Que raro, nada de publicações extras, coletâneas ou edições especiais. Será que a editora está saturada de Conan? Achei que fosse um de seus personagens lucrativos, mas talvez estivessem esbanjando devido ao lucro que Star Wars trazia para a empresa toda (a franquia voltou para a Marvel, com a aquisição pela Disney – dona de ambas), e agora precisam readequar suas estratégias. 2015 não será um ano fácil!

Na prévia acima podemos ver um dos momentos em que o bárbaro realmente brilha: quando se depara com situações extremas produzidas por aspectos da vida civilizada. Escravidão como consequência de comércio, sacrifícios e perseguições como consequência de religião, falta de liberdade como consequência de estados militarizados. O olhar de nojo (não apenas decepção, mas asco, ojeriza, repulsa!) de Conan reflete o que seu criador pensava dos altos valores da sociedade moderna, ainda que de modo exagerado e sem objetividade. Pelo menos os (bons) adaptadores do cimério tentam manter essa faceta do personagem viva.

Eu também adoro quando Conan é usado como símbolo do triunfo da humanidade sobre o medo, geralmente retratado como forças sobrenaturais cheias de tentáculos e dentes. A pureza da força contra o pavor na escuridão. Sujeito exemplar, esse bárbaro.

Fonte: Dark Horse Comics

Tagged ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s