Quinta edição de D&D começa em julho

A nova edição de Dungeons and Dragons ganhou data oficiais de lançamento para seus manuais. Um kit para iniciantes sai já em julho, o Player’s Handbook em agosto, Monster Manual em setembro e o Dungeon Master’s Guide em novembro. Os livros serão intercalados com dois suplementos da linha Tyranny of Dragons, tema do jogo para este ano, e também ligado a uma atualização do MMO Neverwinter.

PHB
a
M&M
a
DMG
© WotC

________________________________ ◊ Opinião ◊ _____________________________

Esses press releases da Wizards of the Coast me pegaram completamente de surpresa. Após todas as críticas à quarta edição, acusada de ser uma cópia do formato de um MMO (classes voltadas para papeis específicos totalmente focados em combate e dezenas de poderes), atrelam o lançamento da quinta edição diretamente a um MMO – inclusive dando mais destaque ao jogo eletrônico do que ao RPG de mesa.

O distanciamento de meses entre cada um dos guias básicos também é muito estranho. Estão praticamente definindo que, após o livro do jogador, você vai ter que usar o suplemento de dragões no mês seguinte, já que não existirão outros monstros disponíveis. E o Dungeon Master’s Guide, para variar, fica em último lugar na escala de importância (não dá nem para reclamar, não comprei o DMG para D&D 4.0 e nem a versão para Pathfinder – hipócrita!).

O pior de tudo mesmo, que mais me decepciona por antecipação, é que a página oficial de cada livro lista apenas a versão hardcover, a mais cara. Será que a WotC vai persistir em se manter fora do mercado de e-books? Estão determinados a se isolarem de um dos meios de distribuição mais populares e econômicos que existe? Acham mesmo que isso previne a pirataria? No mesmo dia da venda, se não semanas antes, cópias digitais ou digitalizadas estarão disponíveis por toda parte. É inevitável!

E quanto mais tentam restringir o acesso, menos opção dão aos jogadores legitimamente interessados em adquirir os livros, mas que não vão gastar 50 dólares por 1 mísero manual. 50 dólares dá para comprar todos os manuais básicos de Pathfinder e alguns supérfluos!

Me chamem de antiquado, mas eu acredito em gastar dinheiro em produtos que você gosta, seja música, filmes ou livros de RPG. Mas me deixem comprar o maldito produto! Com essa ausência do digital, castigam apenas quem quer dar dinheiro à empresa.

Ou quem sabe lançam uma versão digital em 2015, vai saber.

Fonte: WotC

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s