Divulgação de indies na Square

A Square Enix lançou esta semana sua iniciativa Collective, uma plataforma para divulgação de jogos independentes. De acordo com o site oficial, pequenas empresas ou desenvolvedores podem usar os canais de comunicação e marketing da Square para tornarem seus jogos conhecidos, antes de tentarem obter financiamento através do público pelo Indiegogo.

wwm
© Tuque Games

MH
© Kitfox Games

GoG
© Ruffian Games

Caso entrem em desenvolvimento, após obter os recursos necessários, os independentes podem pedir ajuda para funcionários da Square, utilizar propriedade intelectual da Eidos (uma de suas subsidiárias) e até mesmo distribuir o jogo através da empresa.

Atualmente três títulos estão em competição no Collective: World War Machine, RPG de ação em que os jogadores controlam diferentes tipos de robôs quase orgânicos; Moon Hunters, adventure multiplayer onde você pode “construir mitologias”; e Game of Glens, estratégia sobre gerenciamento de recursos, construção de prédios e artilharia em uma competição entre clãs escoceses.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Tive que ler um bocado de material até entender exatamente a proposta do Collective. Basicamente a Square Enix oferece sua assessoria de comunicação para o pessoal que não tem dinheiro para contratar alguém, dando uma certa visibilidade a projetos obscuros – antes deles partirem para um Kickstarter ou Indiegogo.

Na prática a Square atrela seu nome a um projeto desconhecido, deixa o público escolher qual parece mais legal, e ganha uma porcentagem caso a iniciativa consiga se financiar. E mais algum caso resolvam aproveitar o material da Eidos ou a oferta de distribuição.

Parece uma bobagem, mas para quem não tem um nome grande (como o Lord British) ou uma franquia nostálgica (Shadowrun Returns) para garantir a verba, a divulgação é um obstáculo e tanto. E uma coisa bacana é que a empresa pode recusar a ajuda e a parceria com a Square, pelo menos segundo o material de divulgação do Collective, sem quebrar nenhum contrato ou ser processado pela ousadia.

O World War Machine parece promissor, mas realmente gostaria de ver o Moon Hunters em ação – tem a premissa mais simpática, apesar do visual de 8 bits.

Fonte: GamesIndustry.biz

Tagged ,

One thought on “Divulgação de indies na Square

  1. […] da Eidos (desenvolvedora que atualmente é parte da Square Enix) sempre foi um dos objetivos do Collective, serviço de distribuição de jogos criado há um ano, mas que esperaram até agora para não […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s