Transhumanismo para o bem em jogo de RPG

A Steve Jackson Games acaba de lançar um pequeno manual do seu sistema de RPG GURPS, o Transhuman Space: Wings of the Rising Sun. Neste livro é descrito o trabalho da NKKC (Agência de Resgate de Emergência do Japão), um grupo especializado em salvamentos na Terra e no espaço dentro do cenário Transhuman, onde a humanidade e a tecnologia se juntaram de modo irreversível.

wings of the rising sun
© Steve Jackson Games

De acordo com a sinopse da publicação, os jogadores podem “salvar vidas com a tecnologia especializada NKKC – bioroids Rodasha e Xenocop; cybershells Aibo, Kikko e Tenryu; e enxames de microbots customizados”. Eles também recomendam o uso do material para criar campanhas que “jogam os personagens em uma variedade de desastres, desde incêndios florestais na Terra a explosivas falhas em cascos de naves no espaço”.

O suplemento funciona por conta própria, mas, de acordo com a página oficial, está ligado aos livros Transhuman Space: Changing Times, Transhuman Space: Shell-Tech e GURPS Spaceships. Wings of the Rising Sun tem 27 páginas e custa US$ 5,99, somente na loja online da editora, a e23.

________________________________ ◊ Opinião ◊ ________________________________

Como fã incondicional de cyberpunk (quase já comprei livros auto-publicados sobre o tema na Amazon, cruzes), acabo me interessando por tópicos como o transhumanismo e a Singularidade. Sempre me pareceram o lado mais técnico da junção entre humanos e tecnologia, onde a segunda ocupa um lugar de maior destaque em relação ao primeiro.

No cyberpunk a tecnologia avançou tremendamente, modificando a vida de todo mundo. Mas a sociedade está piorando, a economia indo pelo ralo e o setor privado avança cada vez mais sobre o governo. Resta ao humano comum usar essa tecnologia para se rebelar, contra o sistema, ou apenas contra a conformidade da vida cotidiana.

No transhumanismo a tecnologia transporta o humano para outros patamares, e a questão mais importante é a definição do que é esta nova forma de vida, criada a partir da combinação de metal e carne – ainda é uma pessoa? Ou algo maior, melhor?

Transhumanismo é o primo otimista do cyberpunk.

Fonte: Daily Illuminator

Tagged

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s