Sustentabilidade no segundo e terceiro setores

Esta semana assisti o 2º Seminário de Difusão Científica – Comunicação, Ciência e Sociedade, em Curitiba, capital do Paraná. O evento consistiu em duas mesas redondas e o tema principal foi a Sustentabilidade, ou seja o “princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras” (Wikipedia).

A primeira mesa redonda foi composta pelo Coordenador de Ciências e Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Celso Schenkel e pela Vice-Presidente de Responsabilidade Social Corporativa Renault e Diretora da Fundação Renault, Claire Martin. Ambos participantes falaram sobre como suas organizações lidam com o tema Sustentabilidade, antes de abrirem brevemente para perguntas.

Celso Schenkel destacou o aspecto internacional da Unesco e suas iniciativas intergovernamentais, ou seja, de intercâmbio ou de parceria entre os 192 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles trabalham principalmente na proteção de três áreas: patrimônio natural, a fauna e flora que precisam ser preservadas por estarem em risco de extinção e/ou por seu valor científico; ativos socioambientais, relacionado à exploração financeira do meio ambiente de modo sustentável; e finalmente os conhecimentos tradicionais da população, relativos ao patrimônio e aos ativos.


© UNESCO

Claire Martin falou sobre como a montadora de veículos Renault lida com responsabilidade social, que na empresa é dividida em Educação, Diversidade, Sustainable Mobility e Segurança nas Estradas. Educação consiste em parcerias com instituições de ensino para dar bolsas a estudantes de engenharia interessados no desenvolvimento de carros elétricos; Diversidade investiga a existência de preconceito ou desigualdade na multinacional; Sustainable Mobility (Mobilidade Sustentável, em tradução livre) é a fabricação de carros que não poluam o meio ambiente; e o exemplo dado em Segurança nas Estradas foi o empréstimo de veículos para o Corpo de Bombeiros praticar resgate de pessoas presas em ferragens.

Poucas perguntas da platéia foram respondidas devido a um problema de horário, mas uma delas foi na mosca: apesar do investimento em carros elétricos, dos planos em se tornarem líderes neste segmento de veículos a partir de 2011, da presença da montadora em São José dos Pinhais no Paraná (onde já fabricaram mais de 700 mil veículos), a Renault não tem planos para a produção de carros elétricos no Brasil. Segundo Claire, a Renault já tem parcerias assinadas com mais de 70 outros países para produzir veículos movidos a eletricidade.


© Renault

Não assisti à segunda mesa-redonda devido a uma enxaqueca particularmente ruim, mas segundo a programação oficial ela foi composta pelo Diretor Globo Ecologia, Cláudio Savaget, e o Editor do caderno Vida Pública da Gazeta do Povo, e o tema foi “Imprensa e a construção da consciência social da sustentabilidade”.

Brindes – Participantes ganharam uma pasta com o logotipo e nome do evento, bloquinho e caneta da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), 3º exemplar da “Sem Fronteiras – revista de ciência, tecnologia e inovação”, e 3º exemplar da revista “At!tude Sustentável”. O Seminário também apresentou o melhor buffet livre que já vi pra um evento com inscrição gratuita.

Responsáveis – O 2º Seminário de Difusão Científica foi realizado pela Funpar e Universidade Federal do Paraná (UFPR), com patrocínio da Renault, apoio do Banco Itaú, apoio institucional do Sistema Fecomercio-PR, Sesc, Senac e da Paraná Educativa. O Seminário aconteceu no Sesc da Esquina, no dia 28 de outubro de 2010.

Da próxima vez prometo não esquecer a câmera e ter algumas fotos do evento em si.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s